Conheça os 2 passos fundamentais para quem necessita reduzir custos

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Por Ricardo Oliveira

No cenário atual de crise econômica, uma das principais preocupações dos empresários e gestores é reduzir custos e despesas, com o objetivo de aumentar a lucratividade dos seus produtos e serviços.

Tal conjuntura gera uma busca incessante por aumento de produtividade e redução de desperdícios e, com frequência, a frase que se escuta é: “Temos que fazer o dever de casa”.

O problema é que muitas empresas encaram isso como sendo uma iniciativa de olhar exclusivamente para dentro de casa, ou seja, buscando identificar as oportunidades de melhoria nos processos internos. Entretanto, elas geralmente se esquecem de que, antes de se tomar qual medida de redução de custos, precisam olhar primeiro para fora de casa.

Eis, portanto, os 2 passos fundamentais a serem dados no sentido de identificar oportunidades de redução de custos:

1 – Ouvir a voz do cliente:

Olhar para fora da empresa, buscando ouvir a voz do cliente, é a maneira mais eficaz de identificar quais atributos do seu produto ou serviço agregam valor para ele. Você já perguntou para o seu cliente o que é realmente importante para ele? Se não, aqui vai uma dica importante: faça uma pesquisa. Você irá se surpreender com o resultado.

2 – Ouvir a voz dos processos:

Agora que já se sabe quais atributos são mais importantes para o cliente, é hora de olhar para dentro de casa e analisar os seus processos. Nesse segundo passo, a análise buscará responder às seguintes perguntas: seu processo está enxuto? Seu processo está sob controle?

A resposta à primeira pergunta permitirá identificar o quanto a sua gestão está enxuta, ou seja, quais oportunidades você tem de ELIMINAR DESPERDÍCIOS, isto é, de excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade aos processos organizacionais. Já a resposta à segunda pergunta, permitirá verificar o quanto os seus processos estão controlados, estáveis, para tomar as providências necessárias para mantê-los assim ou para melhorá-los.

E por que é tão importante olhar para dentro de casa, ouvindo a “Voz dos Processos”, antes de a “Voz dos Clientes”? Simplesmente porque se não conseguirmos identificar os atributos dos nossos produtos e serviços que mais agregam valor para o cliente, corremos o risco de eliminá-los ou reduzi-los em termos de qualidade, o que geraria uma redução na satisfação do cliente e, consequentemente, uma redução nas vendas. E isso é algo que empresário nenhum deseja, certo?

Uma metodologia eficaz para redução de custos e despesas combina técnicas e ferramentas em dois momentos: primeiro, utilizando a Pedra Angular da Estratégia do Oceano Azul para ouvir a Voz do Cliente; e segundo, utilizando Lean Management, CEP e Seis Sigma, para ouvir a Voz dos Processos. Essas são ferramentas que permitem avaliar se os mesmos estão enxutos e sob controle estatístico.

De posse dos resultados das análises dessas técnicas e ferramentas, é hora, então, de definir quais ações de redução de custos a empresa deverá empreender, definir os objetivos e traçar os planos de ação para alcançá-los.