Recomendações para se sair bem numa entrevista de emprego

Futuro e confiança – como estes fatores se interligam?
1 de julho de 2016
Como aumentar a produtividade num cenário de escassez de recursos para investir?
24 de agosto de 2016

Por Verônica Souto

Embora a entrevista de emprego seja uma situação geradora de grande ansiedade, é hora de manter a calma e se preparar para passar uma ótima impressão; afinal, essa pode ser a sua grande chance de conseguir seu tão sonhado novo emprego.

A seguir, seguem 6 recomendações que podem fazer toda a diferença entre você e os outros candidatos:

1 – Preparar-se previamente para responder a algumas perguntas que dificilmente faltam em uma entrevista:

  • Porque você quer trabalhar em nossa organização?
  • Que contribuições você pode trazer para a empresa?
  • A que estão associadas as grandes mudanças ocorridas na sua carreira?
  • Qual o momento em que se sentiu mais feliz e realizado na sua carreira?
  • Em que momento você se sentiu mais pressionado?
  • Por que você deveria ser escolhido em vez dos outros candidatos?

Para isso, você precisará se informar bem sobre a empresa onde será entrevistado, pesquisando o seu site, buscando outras informações sobre ela na internet ou perguntando diretamente a pessoas que possam lhe auxiliar. Precisará ainda fazer uma autoanálise identificando suas habilidades e competências, além de pensar em respostas diretas para explicar os pontos principais de sua trajetória e suas características comportamentais.

2 – Vestir-se adequadamente para passar uma boa impressão:

Acredite na máxima “a primeira impressão é a que fica”, pois você não terá uma segunda chance para passar uma boa primeira impressão. Nesse aspecto, bom senso é a palavra de ordem.
Apresente-se impecavelmente vestido, com roupa profissional, em tons neutros (preto, cinza, azul-marinho), com cabelos limpos e bem-arrumados. As mulheres devem atentar ainda para a discrição, usando maquiagem suave, acessórios discretos e não usar saltos altíssimos. Tanto os homens quanto as mulheres devem ter cuidado especial com as mãos e unhas, que devem estar curtas e limpas. Também os sapatos devem estar limpos e brilhantes.

3 – Sair de casa com uma antecedência segura para não se atrasar:

Chegar no horário significa apresentar-se à recepção com, pelo menos, 10 minutos de antecedência da hora marcada. Qualquer atraso, por menor que seja, poderá prejudicar sua avaliação, passando uma imagem de que você é uma pessoa desorganizada e sem compromisso.

4 – Manter-se atento à linguagem verbal e não-verbal:

Ao entrar na sala de entrevistas, apresente-se ao entrevistador, estenda a mão e aperte a dele com firmeza, mas sem fazer pressão demais. Utilize linguagem profissional e atitude respeitosa com o entrevistador, mesmo que ele lhe pareça muito informal. Dirija-se a ele utilizando a forma de tratamento Sr. ou Sra. antes do seu nome, a menos que tenha sido orientado a excluí-la. Demonstre firmeza em sua fala e um certo cuidado para não parecer entusiasmado, confiante ou dinâmico demais. Merece atenção também a sua postura corporal: sente-se de modo confortável, mantendo a coluna ereta e mantenha sua atenção no entrevistador, fazendo contato visual com ele, mas sem encará-lo. Nunca masque chicletes durante a entrevista de emprego, não fume e não se esqueça de desligar o celular.

5 – Atentar para o que falar:

Aborde seu histórico familiar, sua histórica acadêmica, seu progresso nos conhecimentos, sua história profissional, suas habilidades e áreas de preferência. Não faça comentários depreciativos sobre as empresas onde tenha atuado ou profissionais com quem tenha trabalhado anteriormente.
Informe ainda suas atividades e interesses fora do horário de trabalho, como hobbies, participação em associações ou outras que achar relevantes. Prepare-se também para fazer perguntas que lhe permitam conhecer melhor as expectativas da empresa em relação ao cargo e seu ocupante, demonstrando interesse genuíno pela oportunidade.

6 – Despedir-se com cordialidade:

Momentos antes da despedida, pergunte se haverá uma segunda fase ou não e se você receberá uma resposta, qualquer que seja ela. Na saída, aperte firmemente a mão do entrevistador mantendo contato visual com ele, agradeça a oportunidade e se coloque ao dispor para novas entrevistas.

Para concluir, não minimize o valor de uma preparação bem-feita! Como o preparo adequado, você estará não apenas mais seguro para participar da entrevista de emprego, como terá também chances mais reais de êxito e o equilíbrio emocional necessário para enfrentar as próximas etapas do processo de seleção.