Plano Estratégico de Vendas

Planejamento Estratégico de Vendas

O que fazemos

Uma das principais iniciativas dentro de uma organização é a construção do planejamento estratégico de vendas. Saber o que vender, para quem vender e aonde vender são questões fundamentais para garantir as receitas do negócio e contribuir para o alcance da visão de futuro estabelecida.

A equipe PRIMVS suporta o cliente na concepção da seu planejamento estratégico de vendas, utilizando metodologias e ferramentas de análise do mercado e do portfólio de produtos e serviços. Após a definição dos clientes alvo e a priorização dos produtos e serviços a serem oferecidos, desenvolve-se um modelo quantitativo para identificação geográfica das melhores oportunidades de vendas, em termos de oferta e demanda, utilizando-se para isso o IPC – Índice de Potencial de Consumo dos Estados e Municípios do Brasil. Com base nas vendas realizadas, é possível estimar o Market Share atual por região geográfica e definir a estratégica comercial da empresa, que pode envolver a blindagem do mercado regional em que atua e/ou avanço no raio de atuação dos concorrentes. Esta análise geográfica das melhores oportunidades comerciais se torna a base para o desdobramento das metas dos vendedores e representantes da empresa.

Benefícios

• Definição da estratégia comercial alinhada ao planejamento estratégico;
• Construção do mapa geográfico com as melhores oportunidades comerciais;
• Análise geográfica de oferta (concorrentes) e demanda (potencial de consumo);
• Definição das metas comerciais globais, com base no Market Share desejado;
• Construção do Plano Plurianual de Vendas;
• Priorização dos investimentos comerciais em áreas geográficas definidas.